Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

Fome atinge mais de 7 milhões de brasileiros - RAPIDINHAS DO BLOG

Fome atinge mais de 7 milhões de brasileiros

Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 7,2 milhões de pessoas passam fome no Brasil - percentual que corresponde a 3,2% dos domicílios brasileiros. Em outros 22,6% dos lares, seus moradores afirmaram que tiveram alguma "restrição ou preocupação" sobre ter alimentos na mesa.
O levantamento constatou ainda que o acesso a serviços básicos diminuiu para a população que passa pelo quadro de insegurança alimentar. A coleta de lixo, por exemplo, caiu de 78,7% em 2009 para 75,2% em 2013, para o grupo catalogado como de insegurança grave. Houve também redução na porcentagem das casas com banheiro e nas de que dispõem de rede coletora de esgoto, como revelou matéria da Folha de S. Paulo.

Deputados querem ouvir Moro

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados pretende convidar o juiz Sérgio Moro para uma audiência que irá discutir os efeitos das denúncias da Operação Lava Jato sobre a imagem da Petrobras e do Brasil. A iniciativa ocorre após o fim dos trabalhos da CPMI da Petrobras.
O juiz já foi convidado por parlamentares da oposição para participar de uma sessão da CPMI da Petrobrás, mas não compareceu. Também serão convidados para a audiência o procurador da República Carlos Fernando Lima, o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque e a ex-coordenadora administrativa do PT, Marice Correia de Lima.

As ameaças chegam ao emprego

Está definitivamente aceso o sinal amarelo na área de emprego no Brasil, ainda o principal dado que o governo pode apresentar em seu discurso para defender a política econômica adotada até agora, mas prestes a ser substituída pela nova equipe escalada por Dilma para comandar a economia em seu segundo mandato.

Apesar de ter surpreendido os analistas, apresentando a criação de 8.381 empregos formais em novembro, os números indicam grande desaceleração nesta área. Os especialistas esperavam resultado negativo no mês passado, seguindo o que havia acontecido em outubro.
O tamanho da queda nas contratações com carteira assinada pode ser medido pelos números globais do ano: de janeiro a novembro foram 938 mil novos postos de trabalho criados, o pior resultado desde 2003, quando foram abertos 861 mil postos.

Como a expectativa de dezembro é negativa, o próprio governo espera encerrar o ano com a criação de 700 mil vagas, o que será o pior resultado desde pelo menos 2002, início da série histórica. O próprio Ministério do Trabalho, responsável pelos dados do Caged, classificou o desempenho como “modesto”.
Foi o resultado mais fraco para o mês desde 2008 e 82% inferior também ao registrado em novembro do ano passado, quando foram criados 47,5 mil postos. Não foi de todo ruim porque a tendência é novembro ser mais fraco nas contratações do que outubro --que neste ano registrou uma baixa de 30 mil vagas.

A explicação do ministro Manoel Dias é de que houve atraso na contratação de empregados temporários para o fim do ano, por isso novembro foi superior a outubro.
Para dezembro a previsão não é boa. As vagas criadas para atender as festas de Natal e Ano Novo começam a ser fechadas.
E as perspectivas para o início de 2015 também não são nada alentadoras. Há setores, como o automobilístico – e, por extensão, toda a sua longa carreira – que estão no limite, segurando o nível de emprego utilizando férias coletivas e afastamentos temporários. A indústria, que apresenta já saldo negativo este ano, na maioria dos seus segmentos está com estoques elevados e com capacidade ociosa acima da média.
''  por José Marcio Mendonça, na Infomoney''




Fome atinge mais de 7 milhões de brasileiros - RAPIDINHAS DO BLOG Reviewed by Ivan de Colombo on 12:53 Rating: 5
All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.