Dilma recebe cúpula do PMDB nesta segunda
Depois de o ex-presidente Lula se encontrar com peemedebistas, a presidente Dilma Rousseff (PT) convidou a cúpula do PMDB para um jantar nesta segunda-feira, 2. A relação da petista com o principal partido de sua base de apoio atingiu um alto nível de desgaste nas últimas semanas e forçou o vice-presidente Michel Temer a dizer em uma conversa telefônica com Dilma que a sigla está no "limite da governabilidade", indicando uma chance real de rompimento. As informações são da Folhapress.
Além de Temer, serão recebidos no Palácio da Alvorada os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Em um giro por Brasília, o ex-presidente Lula conversou com peemedebistas e ouviu reclamações em relação ao tratamento dado pelo Palácio do Planalto à legenda. A presidente precisa do apoio do PMDB para aprovar as medidas de ajuste fiscal.
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), disse a Lula que ele é o "fiador’ da relação do partido com o PT e pediu sua intervenção para recompor as pontes com o governo Dilma. O senador ponderou que é necessário "reordenar" a coordenação política para aproximar os peemedebistas do Planalto.
O petista ressaltou a importância de diálogo com o PMDB e disse que vai ajudar na retomada da interlocução da legenda com o Planalto. Desde a reeleição de Dilma, o PMDB tem se queixado da falta de interlocução com a presidente e de acesso às decisões centrais do governo, o que desgastou a relação entre eles. Segundo Eunício, Lula afirmou aos senadores que o PMDB é um partido essencial para a coalizão política do governo porque, "com a firmeza do PMDB", as outras siglas se sentem "seguras" para fazer um entendimento com o governo.
Dilma recebe cúpula do PMDB nesta segunda
Reviewed by Ivan de Colombo
on
07:52
Rating:
Nenhum comentário: