O VELHO E O NOVO SE CONFUNDEM NA "SEXTA-FEIRA SANTA !!!!
Passando em frente das Igrejas Católicas, voltei ao passado nos tempos de piá, e percebo o quanto o velho e o novo se confundem na Sexta-feira Santa. Como mudaram os costumes... Naquele tempo a Sexta-feira da Paixão era um dia rigorosamente respeitado: não se comia carne, falava-se baixo , trabalhava-se em coisas leves, não podia bater martelo, tirar leite de vaca, falar palavrão, barbear-se, e a " tunda" de cinta ou vara, ficava para o outro dia , quem sabe amaciadas por um chinelo Havaiana., rsrsr.
Nesse dia sagrado não podia jogar futebol, pois corria o risco de quebrar uma perna ou o braço. Os " bolicho" não se via ninguém bebendo ou jogando baralho. Naquela época as pessoas eram mais temerosos e fugiam do pecado. Nesse dia de adoração, havia muita meditação, recolhimento e devoção. A Rádio Independência de Medianeira e a Matelândia, duas emissoras que sintonizava na cidade de Jardinópolis, hoje Serranópolis do Iguaçu, incluÃam na grade de programação somente músicas sacras e eruditas.
Igreja católica de Serranópolis do Iguaçu |
Os tempos mudam e com ele os costumes e a fé. Hoje quase tudo é diferente, as pessoas já na quinta-feira fogem para as casas de praia e de campo, jogam futebol, promovem churrascos regados a refrigerantes e bebidas alcoólicas. A Sexta-Feira Santa já não é tão santa quanto antes. Hoje, já faz parte da agenda de muitos como um feriadão prolongado. O domingo de Páscoa, é ensinado para as crianças que é dia do " coelhinho", dia em que pode comer muitos chocolates, enquanto os pais e amigos se divertem bebendo e comendo churrasco.
Em fim, Deus nos dignifica por nos dar livre-arbÃtrio. Nosso futuro depende, em grande parte, de nossas escolhas. A BÃblia nos incentiva a ‘escolher a vida por escutar a voz de Deus’, ou seja, por escolher e obedecer aos seus mandamentos.
Feliz Páscoa a todos os amigos do Blog Ivan De Colombo
O VELHO E O NOVO SE CONFUNDEM NA "SEXTA-FEIRA SANTA !!!!
Reviewed by Ivan de Colombo
on
12:56
Rating:
Nenhum comentário: