RAPIDINHAS DE SÁBADO Bebê morre após mamar em mãe usuária de cocaína
Um menino de 1 ano e 3 meses chegou sem vida ao pronto-socorro do Hospital Municipal de Americana, em São Paulo, nesta quinta-feira (22). O motivo pode ter sido uma overdose de cocaína, após ser amentado pela mãe usuária da droga.
De acordo com informações do guarda municipal Dener Wesley, publicadas pelo site G1, a corporação foi acionada e conversou com a médica pediatra, que fez o atendimento e disse que a mãe, usuária de drogas, confessou ter usado cocaína antes de amamentar.
Informações ainda dão conta de que a criança chegou ao hospital com as pupilas dilatadas, já sem vida, após uma parada respiratória provavelmente pelo uso da droga. Apesar da suspeita, o delegado Alfredo Luiz Ondas explica que só poderá confirmar informação com o laudo necroscópico do bebê. A mãe foi ouvida na delegacia de plantão e depois liberada.
O guarda municipal também informou que durante o consumo da cocaína, a mãe estava acompanhada de outras duas pessoas. O delegado Alfredo Luiz Ondas, da delegacia que cuida do caso, também confirma que a mãe confessou ter feito uso de drogas antes de amamentar a criança, mas aguardará o laudo para constatar se a morte foi causada pelo consumo do entorpecente. O delegado ainda afirmou que a partir do momento que ficar comprovado que a criança morreu em decorrência da ingestão de substância entorpecente, sem dúvida, a mãe pode ser presa.
Procedimento de aborto legal entra na tabela do SUS
O Ministério da Saúde incluiu na lista de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a cirurgia para interrupção da gravidez. O procedimento gratuito já estava previsto por lei, entretanto, a falta de garantia de repasse do governo abria margem para que os hospitais se recusassem a realizá-lo.
Com a decisão, os hospitais ficam obrigados a prestar atendimento para casos previsto na legislação.
No Brasil, o aborto é permitido quando a mulher foi vítima de violência sexual, quando é comprovado que o feto é anencéfalo ou quando a gravidez for de alto risco para a saúde.
A portaria publicada ontem (22) no Diário Oficial da União complementa a lei sancionada em agosto do ano passado pela presidente Dilma Rousseff (PT), que dispõe sobre o atendimento das vítimas de violência sexual na rede pública.
Por meio do Fundo Nacional de Saúde, o governo repassará para os hospitais R$ 443,30 para cada cirurgia realizada.
Podem solicitar o atendimento mulheres de 9 a 60 anos de idade, que apresentarem o Cartão Nacional da Saúde (CNS). A resolução do Ministério da Saúde também prevê o direito a um acompanhante durante a internação. (Exame)
Presos da Paraíba tiram fotos de dentro da cela e postam no Facebook; 15 são punidos
O serviço de inteligência da Secretaria de Administração da Paraíba (Seap) identificou, nesta sexta-feira (23), 15 presos que atualizaram suas páginas no ‘Facebook’ de dentro do Presídio Padrão Regional de Cajazeiras, a 461 km de João Pessoa, contrariando as normas de segurança do sistema prisional. Inquérito instaurado pela direção da penitenciária descobriu que eles interagiram na mídia social entre abril e maio deste ano, conforme informou o diretor da unidade, Jailson Mattos. A investigação foi iniciada há cerca de um mês, após uma denúncia anônima informar sobre a atualização dos perfis nas redes sociais. Os detentos também usavam os aparelhos para extorquir e ameaçar comerciantes das cidades de Cajazeiras e João Pessoa.
UOL
PF investigou negócios de filho de Lula e Itaipu
Relatório da Polícia Federal relata as andanças de Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, em Foz do Iguaçu. Produzido pelo Núcleo de Inteligência da PF, o documento afirma que Lulinha, como é conhecido, manteve encontros em janeiro de 2008 com diretores de Itaipu, a empresa binacional de energia. O relatório ganhou selo de confidencial e foi classificado pela PF como um caso de “enriquecimento ilícito”, apesar de não haver menção explícita ao crime no texto. As informações são do Globo.
Segundo o documento, Fábio Luiz chegou a Foz em 22 de janeiro de 2008. O Núcleo de Inteligência Policial diz que ele teria ido à cidade em viagem de negócios. Foi acompanhado por três agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), como é a praxe da segurança da Presidência que protege familiares do chefe do Executivo federal. Os agentes da PF foram encarregados de apoiar o GSI; o trabalho foi registrado no relatório 7/08. O caráter confidencial do documento foi desclassificado. A referência ao relatório está exposta no site da PF numa lista de 77 documentos com sigilo revogado.
O Núcleo de Inteligência fala de encontro entre Lulinha e o diretor-executivo de Itaipu, o brasileiro Jorge Samek. “Após uma reunião com diretores de Itaipu Binacional na data de 22 de janeiro de 2008, que se encerrou aproximadamente às 22 horas, Fábio Luiz dirigiu-se o hotel para um banho e aguardar o presidente de Itaipu Jorge Samek, o qual o acompanharia até a Argentina”, diz o relatório.
Após visita à usina de Itaipu, os dois foram jantar no país vizinho. Um agente da PF ficou de prontidão na ponte que liga os dois países. O fim da noite foi em Puerto Iguazu, no “El Quincho del Tio Querido”, restaurante que serve carnes. Segundo o documento, como eles retornaram na madrugada para o Brasil, o auxílio do agente da PF não foi necessário.
Desde o final de 2013, O Globo vem apurando detalhes da história. Itaipu Binacional confirmou a visita de Lulinha, mas negou que ela tenha sido de caráter comercial. Segundo a assessoria de Itaipu, Fábio Luís esteve em Foz do Iguaçu entre 21 e 23 de janeiro de 2008, e visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu, “a passeio, sendo recepcionado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek”.
“Fábio fez uma visita institucional, também conhecida como visita técnica, que costuma ser mais demorada e diferente da visita turística pelo interior da usina, que tem duração de duas horas, em média. A visita foi conduzida pelo próprio Samek e passou pelas cotas 144 (condutos forçados) e 225 (topo da barragem), hall do Edifício da Produção, sala de comando central (CCR), sala de despacho de carga, catedrais, eixo de uma unidade geradora em funcionamento, estação blindada a gás hexafluoreto de enxofre (SF6), e cota 40 (antigo leito do Rio Paraná), dentre outros pontos estratégicos”.
A assessoria informou que “Fábio nunca fez qualquer negócio com a Itaipu Binacional, seja direta ou indiretamente, por meio de nossos fornecedores. Portanto, inexistem contratos, convênios ou patrocínios da Itaipu com empresas de Fábio Luís Lula da Silva. Existe, sim, uma relação de amizade entre ambos (Samek e Fábio Luís)”, informou Itaipu.
Procurada pelo Globo, a PF disse que a resposta deveria ser buscada na delegacia de Foz do Iguaçu da própria PF. A delegacia da PF não respondeu às perguntas. O Instituto Lula não retornou até o fechamento da edição.
Até o próximo dia 02 há vagas disponíveis para Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Crédito e Cobrança
O Senac Colombo está com inscrições abertas, até o próximo dia 02 de junho, para os cursos profissionalizantes de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança. Desenvolvido pelo Senac através do PSG – Programa Senac de Gratuidade e PRONATEC – os cursos oferecem aos alunos todo material o didático e ensino gratuitamente.
O objetivo do programa PSG é incluir socialmente e democratizar o acesso ao ensino profissionalizante. Para participar, é necessário candidatar-se pelo site www.pr.senac.br ou procurar a unidade do Senac em Colombo (Rua Dorval Ceccon, 664 – Jardim Fátima – dentro do Colombo Park Shopping).
Abaixo seguem os pré-requisitos e horários de cada curso:
Auxiliar Administrativo (198h): 16 anos e Ensino Médio 1ª Série. Horários: Turma Manhã: 8h – 12h / Turma Tarde: 13:00 – 17h
Auxiliar de Crédito e Cobrança (180h): 16 anos e Ensino Médio 1ª Série. Horários: Turma Manhã: 8h – 12h (PRONATEC)
Mais informações pelo telefone (41) 3621-8900 ou www.pr.senac.br/psg
RAPIDINHAS DE SÁBADO Bebê morre após mamar em mãe usuária de cocaína
Reviewed by Ivan de Colombo
on
07:54
Rating:
Nenhum comentário: