Evento comemorativo marca os 14 anos da Gruta do Bacaetava
A Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, por meio do departamento de Turismo, realizou nesta quinta-feira, 22, a comemoração dos 14 anos de aniversário do Parque Municipal Gruta do Bacaetava. Porém o período de atividades especiais está acontecendo durante todo este mês de maio e segue no próximo mês de junho.
Entre as ações desenvolvidas estão a visita guiada de turistas e moradores ao Parque e ainda a visita que a Escola Rural Municipal João José Gasparin, a única da região do Bacaetava, vai fazer ao local.
Os alunos terão a oportunidade de ficar durante toda a manhã no parque, visitando a Gruta e participando de atividades educativas extras programadas. Além disso, serão disponibilizadas algumas tarefas interativas direcionadas às demais crianças que visitarem o parque nesse período. A previsão da equipe da secretaria é de que cerca de 350 alunos de escolas de Curitiba e região visitem as Grutas do Bacaetava nesse período.
Comemoração
Para o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, este é um momento muito especial e importante para o setor turístico e de preservação. “Esta data é significativa para todos que se empenham em conservar e evidenciar a Gruta, por isso estamos comemorando e também debatendo o plano de manejo do parque para termos parâmetros de como podemos avançar seja na preservação deste espaço como para a visitação”, destacou.
Durante o evento comemorativo aos 14 anos, participaram autoridades municipais, vereadores, colaboradores, empresários da região, a comunidade e instituições ligadas à preservação ambiental. Segundo o vice-prefeito, Ademir Goulart, o envolvimento de todos os setores é fundamental. “O poder público precisa e neste caso está contando com a participação da sociedade para que todos estejam envolvidos neste processo de cuidar deste espaço tão especial”, afirmou.
A festividade ainda contou com a bênção do padre Hildo Ferrarini e com o plantio simbólico de uma muda de Angico, nativa da região e produzida no Viveiro Municipal da Secretaria do Meio Ambiente.
História
A Gruta do Bacaetava já recebe visitas desde o século XIX, quando foi descoberta por acaso pelo imigrante italiano Antônio Gasparin, que morando no local preparava a terra para o plantio. Depois disso, o local passou a ser dos filhos de Gasparin, que repassaram à Igreja Matriz de Colombo, que por sua vez também à doou para a Santa Casa de Misericórdia.
O local então foi vendido para a Prefeitura, que fundou o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, hoje, um orgulho para o município. Hoje, a Gruta do Bacaetava constitui o patrimônio espeleológico mais importante da região. Ela encontra-se registrada no Cadastro Nacional de Cavidades Naturais Subterrâneas da Sociedade Brasileira de Espeleologia. O primeiro registro formal do local data de 1889, quando em Sebastião Paraná, é relatada a visita do amigo Olympio de Sá, antigo morador da região, à caverna. Anos depois, o livro “O Município de Colombo”, do historiador Sebastião Ferrarini, destaca que “a caverna mais visitada em Colombo e uma das principais existentes no Paraná é a de Bacaetava, que se localiza em bairro de mesmo nome.
Riqueza e conservação
Com tamanha beleza e acesso fácil a Gruta passou a receber cada vez mais visitantes, o que acabou gerando a depredação do local, com acúmulo de lixo, pichações e destruição das formações internas (estalagmites e estalactites). Esta situação foi resolvida com a criação do Parque Municipal e a organização das suas visitações, bem como a limitação de público diário. Hoje o limite é de 260 pessoas por dia no verão e 240 no inverno.
A Gruta tem aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e encontra-se ainda em formação, devido a presença do rio no interior da gruta, ao constante gotejar e ao escorrimento de água no teto e nas paredes da caverna. A água que goteja do teto é saturada de bicarbonato de cálcio. Com a evaporação de cada gota d’água, precipita-se o carbonato de cálcio que concentra diversas substâncias como sílica ou argila, ficando suspenso primeiro no teto depois no piso, criando crostas em formato cilíndrico ou cônico. À crosta pendente no teto dá-se o nome de estalactite e a que se eleva do solo é denominada estalagmite. Após vários anos, estalactite e estalagmite se fundem formando bel íssimas colunas.
Fauna e Flora
Só no interior da Gruta já foram registradas 39 espécies da fauna, como os artrópodes das Classes Arachnida (aranhas e opiliões, além de uma espécie de carrapato parasita de morcegos), Diplopoda (piolhos-de-cobra), Crustacea (tatuís), Insecta (grilos, besouros, mosquitos e formigas, etc), além de minhocas (Classe Oligochaeta) em bancos de sedimentos do rio.
Outro habitante importante do local é o morcego da espécie Chrotopterus auritus. Como se alimentam de pequenos vertebrados e de insetos, é possível observar, ao entardecer e ao amanhecer, a revoada de morcegos que saem em busca de alimento. Para não interferir no comportamento desses animais ou gerar sustos e acidentes, a visitação à gruta é limitada ao período entre 8h30 e 16h30.
Serviço:
Parque Municipal Gruta do Bacaetava
Endereço: Rua Antônio Gasparin S/N – Bacaetava
Telefone: 41-3656-5669
Mais informações na Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, no departamento de Turismo, pelo telefone: (41) 3656-6600.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo
Foto: João Senechal/PMC
Evento comemorativo marca os 14 anos da Gruta do Bacaetava
Reviewed by Ivan de Colombo
on
09:53
Rating:
Nenhum comentário: