Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

Mobilização contra a violência reúne 800 participantes dos projetos Pró-Criando

“O meu corpo é meu e ninguém pode tocar nele sem que eu permita”. Este foi o tema do Dia de Mobilização Contra Violências de Crianças e Adolescentes, realizado na última terça-feira (20) pela Prefeitura de Colombo através da Secretaria da Ação Social e Trabalho. A data é uma alusão ao Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e a secretária da pasta, Maria da Silva Souza, explica a escolha do público alvo selecionado neste ano para o evento. “Nos diversos eventos que já realizamos nós chamamos a atenção dos adultos para o tema. Desta vez queremos dar a autoridade para a criança sobre o seu próprio corpo, fazer com que ela saiba que é detentora da autoridade para per mitir ou não que os outros toquem nele, que ela exerça este enfrentamento e saiba se proteger”, explicou Maria.

Durante o dia, mais de 800 crianças, dos Projetos Pró-Criando de Colombo, se dividiram entre o turno da manhã e da tarde no Auditório da Regional Maracanã para participar de atividades e assistir ao vídeo que mostrou situações de alerta e orientação sobre a violência infantil, o abuso e a exploração sexual. A secretária conta que o objetivo é mostrar aos pequenos que a participação deles em defesa própria é fundamental. “Durante a atividade nós conversamos de forma lúdica com eles, mostrando como eles podem e devem denunciar qualquer situação anormal que eles percebam, seja em casa, seja com um amiguinho, seja com um colega da escola ou do projeto. Muitos sentem medo, mas é justame nte para dar a eles esta segurança da proteção que realizamos este evento”, destacou a secretária Maria.

Ações e Resultados

No município de Colombo a Secretaria da Ação Social e Trabalho desenvolve diversas ações voltadas para o combate à violência infantil, à violência contra a mulher e o idoso, trabalhando em rede para garantir o fortalecimento de vínculos entre as famílias e garantindo a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Elaine Scantamburlo, destaca os rápidos resultados obtidos neste dia de mobilização. “Na conversa com as crianças a secretária Maria convidou elas a escreverem um bilhetinho anônimo, contando algo que queriam falar, mas que estavam com vergonha ou com medo. E logo que acabou já tivemos algumas delas, ainda tímidas, nos chamando no cantinho, pedindo para conversar, então é um ótimo resultado que conseguimos ver imediatamente e gera uma sensação de satisfação e inspira ainda mais cuidados, descreveu Elaine.

Hoje o município atende em média 30 casos de violência infantil de diversas naturezas por mês, realizando o trabalho em conjunto com o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Para realizar denúncias ou ainda solicitar auxílio das assistentes sociais do município, o cidadão pode se dirigir a qualquer um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ou ainda entrar em contato com a Ação Social pelo telefone 41-3675.5900.

1602: Mais de 800 crianças dos Projetos Pró-Criando de Colombo se reuniram na Regional Maracanã para lembrar o dia 18 de março, Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes 
Fonte: PMC
Mobilização contra a violência reúne 800 participantes dos projetos Pró-Criando Reviewed by Ivan de Colombo on 00:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.