Governo vai implantar centro para tratamento de dependentes químicos
A Secretaria estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos vai implantar no município de Guaíra, região oeste do Paraná, o primeiro Centro de Integração Social (CIS) do Estado Especializado em Drogadição. O Centro será coordenado pelo Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (DEPSD) em conjunto com o Departamento de Execução Penal (Depen), para o atendimento exclusivo de pessoas envolvidas com uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas encaminhadas pelo sistema de Justiça.
Adicionar legenda |
Inicialmente, o CIS de Guaíra seria destinado para presos do regime semiaberto, como outros que fazem parte das 20 obras licitadas para abertura de 6.670 vagas no sistema prisional paranaense. Entretanto, a nova destinação atende solicitação da comunidade local à secretária estadual da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, que implementará um modelo de projeto pioneiro no tema.
A secretária explica que a implantação do modelo diferenciado de CIS em Guaíra é estratégica por se tratar de região de fronteira com alto índice de problemas de variados gêneros, muitos deles relacionados à drogadição.
No local onde está sendo executada a obra do Centro também será construída uma Cadeia Pública com capacidade para 382 vagas. A previsão de entrega das duas obras é para meados de 2015.
ATENDIMENTO - O Observatório de Políticas sobre Drogas, da Secretaria da Justiça, vai fazer um levantamento para verificar o perfil e a quantidade de presos identificados como usuários de drogas na região, assim como as medidas profiláticas passíveis de aplicação imediata, conforme a demanda.
O estudo para implementação do projeto será elaborado pelo DEPSD, Depen e Patronatos Penitenciários, relacionando-se o espaço com a rede de atenção psicossocial de saúde, inserção na educação e profissionalização e qualificação profissional.
Diante disso, o projeto arquitetônico do CIS prevê área adjacente para construção de barracões industriais que permitam a inclusão no trabalho das pessoas que venham a ser atendidos no local, igualmente definidas no referido projeto.
A secretária Maria Tereza adianta que isto permitirá a profissionalização e a redução dos problemas sociais, dentro de políticas públicas que também atendem questões de saúde e o déficit educacional.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Governo vai implantar centro para tratamento de dependentes químicos
Reviewed by Ivan de Colombo
on
19:52
Rating:
Nenhum comentário: