Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

RAPIDINHAS DO BLOG - SEGUNDA-FEIRA 02 DE JUNHO


Ações da Lava Jato são válidas, diz PGR

Rodrigo Janot (procurador-geral da República) enviou parecer ao STF afirmando que são válidas as oito ações penais propostas pela Justiça Federal do Paraná referentes a Operação Lava Jato, que apura esquema de lavagem de dinheiro de cerca de R$ 10 bilhões. As informações são da Gazeta do Povo.

No documento encaminhado ao ministro Teori Zavascki, relator do caso, Janot defende a legalidade dos atos praticados pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, e se manifesta pela improcedência da Reclamação 17.623/PR, apresentada pela defesa do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que requer a nulidade de todos os atos. 

No dia 18 de maio, Zavascki mandou soltar Costa e suspender as ações penais por considerar que Moro extrapolou suas funções ao prosseguir com as investigações mesmo após surgirem indícios de envolvimento de deputados.  Parlamentares só podem ser investigados pelo STF porque têm foro privilegiado. Com o parecer da PGR, Zavascki agora vai decidir se as investigações da Lava Jato seguirão no STF ou na Justiça paranaense. Janot afirmou que é essencial e urgente o desmembramento do processo, mantendo no STF apenas o procedimento que diz respeito ao parlamentar, entretanto fez questão de frisar que "não há qualquer indício do envolvimento de parlamentares nos crimes que já foram objeto das ações penais já propostas". Conforme o parecer, "só há referência ao parlamentar num fato colhido de forma absolutamente circunstancial e de modo fortuito, por meio de interceptação telefônica e telemática de Alberto Youssef". 

O procurador ainda reforçou que "está muito claro nos autos que tudo que se produziu em primeiro grau foi mediante à estrita observância do Juízo Natural, não sendo hipótese de nulificação de nenhum ato procedimental ou de provas colhidas".  Segundo o procurador, "é desnecessária a remessa integral do feito originário, visto que há um conjunto de fatos que inclui supostos crimes de evasão de divisas, corrupção de empregado público da Petrobras e crimes de lavagem de dinheiro (até de produto de tráfico de drogas) absolutamente estranhos à qualquer relação entre Alberto Youssef e André Vargas".

'Vou morrer por marido traído', afirma Requião












Em sua entrevista, hoje na Rádio Banda B, o senador Roberto Requião (PMDB) admitiu que gosta de cavalo e que usou as instalações da Granja Canguiri para cavalgar pelas manhãs. Também voltou a criticar o ex-governador Orlando Pessuti. "Não tenho nada contra o Pessuti, mas com o que ele fez no governo". Requião contou ainda que um numerólogo previu sua morte com 115 anos, "assassinado por um marido traído de mulher". O senador se colocou contra o metrô de Curitiba que "vai trazer as famílias pobres da periferia ao centro" e de, forma indireta, chamou o Atlético-PR de caloteiro pelos empréstimos contraídos no BNDES para as obras da Arena.


PIB do PR cresce 2,8% e do Brasil apenas 0,2%

O PIB do Paraná cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2014. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Ipardes e compara o resultado com o mesmo período do ano passado. De acordo com o instituto, o crescimento paranaense foi impulsionado principalmente pelo setor industrial (3,9% de crescimento) e de serviços (3%), já que a agropecuária elevou menos (1,9%) devido a más condições climáticas que prejudicaram a lavoura.
O cenário do Paraná é próspero. O mesmo não pode se dizer do Brasil como um todo, cujo PIB cresceu apenas 0,2% neste primeiro semestre, segundo o IBGE. A pesquisa comparou os três primeiros meses deste ano com os três últimos do ano passado.


Ação do PT contra Vargas no TSE é encenação

A ação na qual o PT pede ao TSE que decrete a perda do mandato do deputado paranaense André Vargas por infidelidade partidária não é o que parece. Protocolada no início da semana, a petição faz supor que, após sufocar Vargas, obrigando-o a renunciar à vice-presidência da Câmara e a se desligar da legenda, o PT desejaria agora desligar o ex-filiado da tomada. É teatro.


A encenação foi montada para tentar atenuar o dano político que o relacionamento com o doleiro preso Alberto Youssef causou a Vargas. Às voltas com um processo por quebra de decoro parlamentar, o deputado corre o risco de ser cassado. O que o deixaria inelegível. Ainda que renunciasse, Vargas seria alcançado pela inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.
Na Justiça Eleitoral, o prejuízo pode ser menor. Na hipótese de ser cassado pelo TSE por infidelidade partidária, Vargas perderia o mandato do mesmo jeito. Porém, manteria intactos os seus direitos políticos. Sem partido, não teria como voltar às urnas nas eleições deste ano. Mas estaria livre para pedir votos já na eleição municipal de 2016. 
Chama-se Luciana Lóssio a ministra escalada para relatar a antiação do PT. No início da próxima semana, vence o prazo dado por ela para que Vargas apresente sua defesa. Há dois dias, na última volta do ponteiro do relógio, o deputado entregou a defesa requerida pelo Conselho de Ética da Câmara. Na peça, pede que sejam ouvidas oito testemunhas. Entre elas o doleiro Youssef. Joga para ganhar tempo, empurrando a encrenca para o segundo semestre. Se a cassação do TSE chegar antes, o processo que corre na Câmara vai ao arquivo por “perda de objeto''. UOL






RAPIDINHAS DO BLOG - SEGUNDA-FEIRA 02 DE JUNHO Reviewed by Ivan de Colombo on 09:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.