Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

Polícia Federal prende falso vereador em Itaperuçu


Foto: divulgação/Polícia Federal
O suplente de vereador de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba) José Augusto Liberato (PDT) foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (16) à tarde acusado de falsificar a Publicidade Oficial da Câmara Municipal da cidade para possibilitar a criação fictícia de duas vagas no Legislativo da cidade. Depois da falsificação, a Câmara passou a ter 11 cadeiras de vereadores e ele foi beneficiado por uma delas.

O vereador do mesmo partido do prefeito Neneu José Artigas (PDT) era suplente de vereador e a criação da vaga possibilitou a entrada dele na câmara depois das eleições. O documento falso foi apresentado à Câmara Municipal de Itaperuçu, à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.

Os três órgãos caíram no golpe e autorizaram a entrada do suplente. Zé Augusto, como é conhecido, foi candidato a vereador em 2012 e ficou como suplente em Itaperuçu pelo PDT na coligação Juntos Transformando com a Força do Povo.

Ele teve 391 votos (2,49%) e não se elegeu para as nove vagas originais. Segundo o delegado Carlos Roberto Bacila, da Polícia Federal, ele já exercia o cargo indevidamente há dois anos.
Zé Augusto pode responder por estelionato, improbidade, formação de quadrilha entre outros crimes. A princípio, ele deve ser indiciado, de acordo com o código eleitoral, por utilizar documento falso para fins eleitorais.

O falso vereador está preso na superintendência da PF em Curitiba. Na casa dele foram recolhidos diversos documentos para análise, incluindo o jornal particular que veiculou a publicidade oficial falsificada.

O aumento no número de vagas no Poder Legislativo ocorreu a partir de 2012 por causa da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que permitiu que as cidades ampliassem a quantidade de cadeiras de acordo com o aumento populacional medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A emenda estipulou também um limite de vagas, conforme o total de habitantes. Alguns municípios optaram por não aumentar o número de vereadores. A emenda possibilitou que 73% das câmaras das capitais pudessem eleger mais vereadores naquele ano.
Fonte Band News

PRISÃO DO VEREADOR DE ITAPERUÇU




Foto: divulgação/Polícia Federal







Foto: divulgação/Polícia Federal

Foto: divulgação/Polícia Federal

Compartilhe:
Polícia Federal prende falso vereador em Itaperuçu Reviewed by Ivan de Colombo on 14:18 Rating: 5
All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.