Câmara de Colombo propõe a criação de Frente Parlamentar em Defesa da Integração do Transporte Metropolitano
Atualmente a Região Metropolitana de Curitiba tem aproximadamente 3,6 milhões de habitantes, distribuídos em seus 29 municípios. A capital Curitiba por abrigar grandes empresas, acaba sendo uma grande geradora de empregos que absorve grande parte da mão de obra da região metropolitana. Em virtude disso os municípios vivenciam fortes demandas estruturais, sobretudo relativas à mobilidade urbana, com fortes pressões sobre o transporte coletivo e deficiência na arrecadação de impostos. No município de Colombo, na ausência de grandes indústrias cabe ao comércio local o papel de gerar o maior numero de empregos. Um outro fator que atrasou o desenvolvimento de Colombo nos últimos anos foi o seu crescimento desordenado e a especulação imobiliária que surgiu no ano de 2008, responsável pelo dobro do número de habitantes que hoje estima-se em torno de 300 mil habitantes.
Infelizmente as obras de infra-estrutura não acompanharam esse crescimento populacional causando sérios problemas estruturais, como a saturação das principais ruas e avenidas, falta de vagas em creches, escolas e atendimento médico. Coube a atual prefeita Beti Pavin, resolver estas demandas com o anuncio da revisão do Plano Diretor e a construção, ampliações e reformas de escolas, creches, postos de saúde e centro de convivências. Além disso, deu início ao maior programa de asfalto comunitário que estava parado em virtude da construção do " maldido" antipó descartável. Em parceria com o governo do estado, duas grandes avenidas estão sendo construídas: Avenida Portugal e Cerro Azul, além da execução do maior plano de combate as enchentes ocorrido nos últimos anos, se ainda existem pontos de alagamentos surgindo a cada chuva, significa que a situação deixada pelo ex-gestor é ainda pior que se imaginava.
Transporte Coletivo e integração.
Uma das grandes preocupação nesse momento fica por conta da integração do transporte coletivo, agravada com a desintegração ocorrido nos últimos dias, uma briga politica entre o governo do Estado e a prefeitura de Curitiba( COMEC/ URBS). Em Colombo até pouco tempo lutava-se para integrar todas as linhas urbanas com Curitiba e os municípios vizinhos. O vereador e professor Waldirlei Bueno, tem uma visão ampla e lógica em relação à melhoria da mobilidade urbana e de integração total do transporte coletivo, integrando no sistema os três terminais de embarque e desembarque existentes na cidade: Terminal Maracanã, Guaraituba e Roça Grande, destes apenas o Terminal do Roça Grande não fazia integração com a capital Curitiba.
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Frente Parlamentar em Defesa da Integração do Transporte Metropolitano
Em sessão ordinária realizada em 24 deste mês, o presidente da Câmara Municipal de Colombo, vereador prof. Waldirlei Bueno, juntamente com o vice-presidente Gilgera e os secretários, vereadores Renato Tocumantel, Eurico Dino e pastor Antonio apresentou a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da integração do transporte integrado do Município.
“A criação da Frente Parlamentar é uma das ações propostas no nosso plano de Ação do biênio 2015/2016, onde buscamos garantir o respeito que a nossa cidade merece. A cidade de Colombo é a mais afetada da região metropolitana, pois, representa mais de 122 mil passageiros por dia, segundo dados do Rede Integrada de Transporte, seguidos de cidade como Pinhais e Fazenda Rio Grande”, disse o presidente prof. Waldirlei.
Ainda segundo o Presidente, a proposta é que os vereadores das cidades afetadas participem ativamente das discussões propondo alternativas e soluções para que se mantenha e amplie a integração do transporte coletivo.
(Câmara Municipal de Colombo)
Câmara de Colombo propõe a criação de Frente Parlamentar em Defesa da Integração do Transporte Metropolitano
Reviewed by Ivan de Colombo
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