Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

Obras de Contenção de Enchentes chegam ao Jardim Cesar Augusto

Região do Jd. Cesar Augusto recebe obras do Programa de Contenção de Enchentes
As fortes chuvas eram uma constante preocupação dos moradores da Rua Antenor Alves de Souza, no Jardim Cesar Augusto – em Colombo. Bastava chover um pouco para que as casas, que ficam no entorno do afluente do Rio Atuba, ficassem alagadas. Porém, esses problemas estão com os dias contados, já que o local recebe os serviços do Programa de Contenção de Enchentes, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal desde 2013.

“Um dos grandes objetivos desse programa é garantir que a população não se preocupe com uma nuvem cinza acompanhada do temporal, por medo de que suas casas sejam inundadas. E, é para isso que trabalhamos, para garantir uma vida melhor aos colombenses”, afirma a prefeita Beti Pavin.

As enchentes no local eram causadas por conta das manilhas que estavam bloqueadas com lixo e terra, impedindo a passagem da água. Para reverter essa situação, já foi realizada a limpeza e desassoreamento do rio. Atualmente, os serviços estão concentrados na substituição das manilhas por aduelas, o que garantirá a passagem da água sem dificuldade.

“A troca das manilhas era um pedido antigo da população. As aduelas estão sendo posicionadas em locais estratégicos e possuem um diâmetro quatro vezes maior do que as manilhas que tinham aqui. Com essa substituição, a água poderá passar sem o risco de ser bloqueada e, assim, gerar alagamentos”, explica o diretor de Obras de Combate a Enchentes, João Nowacki. Ao total, 52 aduelas serão utilizadas durante a execução dos serviços no local.

Após a limpeza do rio, serviços se concentram na substituição das manilhas por aduelas

Além da tubulação, outro fator contribuía para as enchentes. “O novo asfalto da Rodovia da Uva fez com que aumentasse em três vezes a vazão, além, da água que vem do centro de Colombo para este local”, explica Nowacki. Ainda segundo o diretor houve dificuldades para iniciar os serviços. “Foi necessário à retirada do asfalto, com a colaboração da Sanepar e da Copel. Além disso, duas linhas de ônibus que trafegavam por aqui tiveram seu itinerário alterado”.

Superado esses obstáculos, a obra segue e garante mais segurança a população. A previsão de finalização da obra será para a próxima semana.

Outro ponto

Não é apenas no Jardim Cesar Augusto que os serviços do Programa de Contenção de Enchentes estão sendo executados. A região no bairro do Atuba passa também por obras e atendendo ao pedido do cidadão, será realizada a limpeza do canal da Estrada da Ribeira, que também receberá a colocação de 40 metros de manilhas.

O planejamento inicial, em relação ao Programa de Contenção de Enchentes era que o programa atendesse 21 pontos do município, mas esse número foi ampliado devido à urgência em alguns pontos. Esta ação faz parte do planejamento conjunto das secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras e Viação.
Fonte:
Obras de Contenção de Enchentes chegam ao Jardim Cesar Augusto Reviewed by Ivan de Colombo on 07:19 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.