Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

ELEITOS Conselho Estadual da Cultura já tem seus representantes


Foi encerrada nesta quinta-feira (23), em Guarapuava, a última etapa da Conferência Estadual de Cultura 2014, convocada com o objetivo de eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (Consec). Os conselheiros e suplentes das oito macrorregiões histórico-culturais e das 10 áreas artístico-culturais foram eleitos em encontros realizados de 10 a 23 de outubro. 

Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil e outros 18 do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12, totalizando 36 conselheiros. O processo de seleção dos membros do poder público já está em andamento e as instituições têm até o dia 03 de novembro para indicar os seus representantes. 

“Esta é a segunda composição do Conselho e temos certeza que os novos representantes eleitos contribuirão de forma significativa para a elaboração das políticas públicas para a cultura do Estado, como fizeram os conselheiros anteriores”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. 

No total, 37 candidatos concorreram às vagas no Consec pelas macrorregiões. As áreas artístico-culturais contou com 29 candidatos: 02 (dois) da área de Artes Visuais, 04 (quatro) Audiovisual, 02 (dois) Circo, 03 (três) Dança, 02 (dois) Literatura, Livro e Leitura, 04 (quatro) Música, 03 (três) Ópera, 02 (dois) Patrimônio Cultural Material e Imaterial, 04 (quatro) Manifestações Populares, Tradicionais e Étnicas da Cultura e 03 (três) Teatro. 

A eleição para as áreas artístico-culturais aconteceram nas oito etapas da Conferência. Em todas as macrorregiões, as urnas foram lacradas, respeitando o Artigo 19 do regulamento, anexo à Resolução nº 045/2014. Estas urnas foram abertas na etapa final, em Guarapuava, e os votos apurados. 

“O processo foi concluído com representação em todas as áreas artísticas e macrorregiões. Algumas com mais de um suplente. Isto mostra o interesse da sociedade de participar e contribuir de forma efetiva para o fortalecimento da cultura paranaense”, destaca Ana Maria Hladczuk, coordenadora de Incentivo da SEEC. 

Confira os representantes das Macrorregiões eleitos para o Consec: 

Sudoeste – Eleitos: Marcelo de Freitas (titular) e Lester Calinski (suplente). A eleição aconteceu no dia 10 de outubro, na cidade de Francisco Beltrão. 

Campos Gerais - Eleitos: Rafael Schoenherr (titular) e Sérgio Luiz Gadini (suplente). A eleição aconteceu no dia 11 de outubro, na cidade de Ponta Grossa. 

Oeste – Eleitos: Amilton Faria (titular), Luciano Pietro Biaggi (primeiro suplente), André Luis Dutra (segundo suplente), Luciana da Costa Ferreira (terceira suplente), Leonir Brush (quarto suplente), Alonso Tomaz (quinto suplente) e Sandra Schiavini (sexta suplente). Do terceiro ao sexto suplente foi adotado o critério do desempate, contido no artigo 19, § 5º do regulamento, que define: no caso de empate, terão preferência aqueles de maior idade. A eleição aconteceu no dia 11 de outubro, na cidade de Toledo. 

Noroeste - Eleitos: Paulo Cesar de Sousa (titular), Miguel Fernando Perez Silva (primeiro suplente) e Rodrigo José Almeida Batista (segundo suplente). A eleição aconteceu no dia 18 de outubro, na cidade de Maringá. 

Curitiba - Eleitos: Antonio Marcos da Silva (titular), Nilza Merlim Perentel Silva Backes (primeira suplente), Edna Ferreira Lau (segunda suplente), Leziane Leocádio Santos (terceira suplente) e José Renato Sales da Silva (quarto suplente). A eleição aconteceu no dia 18 de outubro, na cidade de Fazenda Rio Grande. 

Nordeste - Eleitos: Gustavo Jose Salazar Garcia (titular) e Soraya Amaral Ferla (suplente). A eleição aconteceu no dia 19 de outubro, na cidade de Londrina. 

Litoral - Eleitos: Marcos Xavier Ribeiro (titular) e Rogério Soares (suplente). A eleição aconteceu no dia 19 de outubro, na cidade de Paranaguá. 

Centro-Sul - Eleitos: Rita Elizabeth Machado Felchak (titular), Rossana Campello Manfredini (primeira suplente) e Wellington da Costa Gonçalves Pereira (segundo suplente). A eleição aconteceu no dia 23 de outubro, na cidade de Guarapuava. 

Confira os representantes eleitos para o Consec das Áreas Artístico-Culturais: 

Artes Visuais - Denise Bandeira (titular) e Gustavo Lemos Hermsdorff (suplente). 

Audiovisual - Solange Straube Stecz (titular), Jeferson Ayetta de Miranda (primeiro suplente) e Marcio Kallil Saad Mattar Assad (segundo suplente). 

Circo - Fausto de Oliveira Franco (titular) e Luiz Valdemir Varini (suplente). 

Dança - Danieli Pereira da Silva (titular), José Wanderley Lopes (primeiro suplente) e Ernesto Yiuki Doi (segundo suplente). 

Literatura, Livro e Leitura - José Flauzino Alves (titular) e Marcelo Franz (suplente). 

Manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura - Brenda Maria Lucilia Oeiras dos Santos (titular), Kátia Maria Biesek (primeira suplente), Ricardo Antonio Borges Janotto (segundo suplente) e João Guilherme Furlan (terceiro suplente). 

Música - Magali Oliveira Kleber (titular), Antonio Marcio Ferrari (primeiro suplente), Luciana Gastaldi Sardinha Souza (segunda suplente) e Paulo Aloísio Schoffen (terceiro suplente). 

Ópera - Hylea Regina Cortes de Ferraz (titular), José Roberto Lança (primeiro suplente) e Gilcene Carneiro Fraga de Oliveira (segundo suplente). 

Patrimônio Cultural Material e Imaterial - Tatiana Zanelatto Domingues (titular) e Maria Cecília Amorim Barreto Pilla (primeira suplente). 

Teatro - Laura Chaves de Souza Peluso (titular), Marino Galvão Junior (primeiro suplente) e Maria Rosa Inoue (segunda suplente). 

O CONSEC - Criado pela Lei 17063/12, o Consec é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. O primeiro Conselho foi eleito em 2012 para um mandato de dois anos, concluído em 31 de julho deste ano. 

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.
Fonte: Agência de Noticias.
ELEITOS Conselho Estadual da Cultura já tem seus representantes Reviewed by Ivan de Colombo on 20:52 Rating: 5
All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.