Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

José Janene está vivo ??? CPI da Petrobras quer pedir exumação de corpo

Túmulo de José Janene no Cemitério Islâmico, em Londrina: CPI teria recebido informações de que o ex-líder do PP na Câmara estaria vivo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que investiga os desvios de recursos públicos de obras da estatal, confirmou ontem que quer pedir à Justiça a exumação do corpo do ex-deputado londrinense José Janene. A decisão foi tomada após parlamentares que fazem parte da apuração terem recebido informações de que o ex-líder do PP na Câmara não estaria morto. 

Até o final da tarde de ontem, a presidência da CPI dava como certa a aprovação do requerimento para que o pedido fosse oficializado. Entretanto, durante a noite e, após diversas manifestações de familiares de Janene, o presidente da Comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), ressaltou que a votação do requerimento só deve ser realizada após a ex-mulher do londrinense, Stael Fernanda Janene, ser ouvida em audiência. A convocação da viúva deve ser votada já na próxima semana. Ela se divorciou de Janene em 2008, dois anos antes da morte do ex-parlamentar. 

"Se a prova for contundente, não nos cabe ficar alimentando essa história. Não quero agredir a história de ninguém", afirmou Motta. Médico, o presidente da CPI disse ser a exumação a medida "mais garantidora" da real situação de Janene, que teve a morte oficialmente anunciada em 2010. O deputado disse que ele mesmo apresentará o requerimento de exumação, mas que aguardará para a votação. "Vamos ouvir a senhora Stael para fazer os esclarecimentos, as denúncias de contas no exterior e acredito que, nesta oportunidade, vamos tratar de exumação", afirmou o parlamentar. 

Um dos fatos suspeitos levantados pela CPI para pedir a exumação é de que o caixão em que estava o ex-deputado estaria lacrado e que, portanto, nenhum familiar teria conseguido ver o corpo antes do enterro, fato negado pela família (leia mais nesta edição). Segundo a presidência da Comissão, tais detalhes teriam sido repassados por fontes que teriam conversado com a viúva do ex-deputado. A assessoria do presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), no entanto, não quis revelar quais seriam estas fontes. 

Oficialmente, o ex-parlamentar morreu aos 55 anos, no dia 14 de setembro de 2010 em São Paulo, depois de ficar internado no Instituto do Coração por pouco mais de um mês. Ele foi enterrado no dia seguinte no Cemitério Islâmico de Londrina. Figura polêmica, Janene é considerado pelas investigações da Operação Lava Jato, peça central do esquema de corrupção na Petrobras; além de também ter sido um dos réus do escândalo do Mensalão. 

CONTA NO EXTERIOR 

Em uma das audiências da CPI realizadas em Curitiba neste mês, o deputado Altineu Cortês (PP-RJ) questionou o doleiro Alberto Youssef sobre a existência de uma suposta conta em um banco de Luxemburgo, na Europa, no valor de 185 milhões de euros (aproximadamente R$ 600 milhões), e que teria sido de propriedade de Janene. Na oitiva, o parlamentar afirmou que a suspeita foi levantada a partir de uma revelação que teria sido feita por Stael Fernanda. A reportagem entrou em contato com o deputado para repercutir tais declarações, mas não obteve retorno até o fechamento da edição. 

NEGATIVA 

Segundo o advogado de Stael, Luis Gustavo Flores Rodrigues, sua cliente repudia a informação de que ela teria procurado qualquer um dos integrantes da CPI da Petrobras. "São ilações e é lamentável que a CPI se utilize deste argumento para propor tal questão. Caso ela seja convocada para depor na Comissão vai comparecer e reafirmar tudo o que já disse, que esta história é mentira", destacou. Além disso, conforme o defensor, a viúva disse que nunca mencionou a existência de qualquer conta no exterior, como afirmou o parlamentar da CPI. 

A própria Stael divulgou um comunicado oficial na tarde de ontem. "Em momento algum procurei ou fui procurada por qualquer deputado dizendo o que colocaram em minha boca, principalmente no que tange a respeito de minha suposta desconfiança sobre a morte do pai de meus filhos. Não posso deixar de me pronunciar neste momento, por entender ser um erro e uma maldade desumana que farão aos meus filhos, suas filhas e a toda comunidade muçulmana, se vierem a Londrina para um exumação despropositada para fins políticos. Tudo isto é desnecessário", afirmou, em trecho da nota. 

"Caso queiram realmente a comprovação de sua morte, pois ela se deu no Hospital Incor de São Paulo, devidamente registrada em cartório da mesma cidade, e também seu atestado assinado por um médico nacionalmente conhecido. Fácil, extremamente fácil de se comprovar, evitando-se assim um desconforto para toda a família, e dinheiro público gasto para fins midiáticos", completou. 
(Agência Estado)
José Janene está vivo ??? CPI da Petrobras quer pedir exumação de corpo Reviewed by Ivan de Colombo on 04:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.