GUARDA MUNICIPAL DE COLOMBO DEVE OU NÃO USAR ARMAS DE FOGO ??
Amigos do Blog, o governador Beto Richa, confirmou a instalação em Colombo de uma UPS, promessa essa feita ainda no período eleitoral da atual prefeita Beti Pavin. Essa medida aumentará a nossa "sensação" de segurança e poderá contribuir com a diminuição do índice de assassinatos em Colombo, que lamentavelmente a maioria desses assassinatos são vitimas os nossos jovens com idade entre 14 à 25 naos, mesmo que tenhamos um excelente trabalho realizado pela policia Civil, Militar e a Guarda Municipal que atendem uma população com quase 300 mil habitantes.
A diferença entre o trabalho da policia e a Guarda Municipal é que a nossa GM não é armada e isso vem causando discussão junto à corporação e acaba gerando uma polêmica se a GM deve ou não usar armas letais. A expectativa dos guardas municipais de Colombe é que tenham a permissão de portar armas de fogo para ajudar na proteção patrimonial e na segurança dos cidadãos colombenses. Mas será que todos os guardas estão aptos a atuar armados ?? Eles já receberam treinamento da Polícia Militar, se submeteram a testes psicológicos, investigação social e curso de tiro ? No entanto, tudo isso pode ser resolvido.
A diferença entre o trabalho da policia e a Guarda Municipal é que a nossa GM não é armada e isso vem causando discussão junto à corporação e acaba gerando uma polêmica se a GM deve ou não usar armas letais. A expectativa dos guardas municipais de Colombe é que tenham a permissão de portar armas de fogo para ajudar na proteção patrimonial e na segurança dos cidadãos colombenses. Mas será que todos os guardas estão aptos a atuar armados ?? Eles já receberam treinamento da Polícia Militar, se submeteram a testes psicológicos, investigação social e curso de tiro ? No entanto, tudo isso pode ser resolvido.
Mesmo que a Guarda Municipal atue somente na proteção de bens públicos, como ficariam em uma situação em Postos de Saúde e Escolas situados em áreas mais críticas da cidade ?? Não estou aqui defendendo e nem sendo contra a GM a usar ou não armas letais, apenas fazendo um questionamento no quesito segurança do patrimônio público e na segurança pessoal desses profissionais que atuam em área de risco como os que ficam na Vila Zumbi, Liberdade, Vila Nova e J. Ana Terra, locais considerados pela guarda de auto risco e que até mesmo a policia tem tido muitos problemas, mesmo usando armas de fogo.
Recebo a informação que sem o uso de armas, estaria faltando condições de trabalho para a GM e que eles poderão vir somente atender o patrimônio público e as unidades de saúde que não representam risco de vida.
Os guardas alegam que no deslocamento de um ponto para outro, deparam com assaltos em mercados, postos de gasolina e demais estabelecimentos comerciais, situações de risco passado pelos guardas que estão fardados e carros plotados. Neste deslocamento pode ocorrer um assalto e os guardas estarem passando bem na hora e ocorrer situações adversas. Recentemente recebemos informações que em algumas escolas e estabelecimentos publico os guardas não estão passando.
"Infelizmente a população não vê a cor de farda, não quer saber se é PM o GM, ela quer que resolva, e a guarda está fadado a isso" , diz um Guarda Municipal.
GUARDA MUNICIPAL DE COLOMBO DEVE OU NÃO USAR ARMAS DE FOGO ??
Reviewed by Ivan de Colombo
on
12:27
Rating:
A GUARDA MUNICIPAL DE COLOMBO FOI TREINADA PELA POLICIA MILITAR SÃO TÉCNICOS EM SEGURANÇA PÚBLICA COM 5 MESES DE TREINAMENTO NO 17BPM. AS MATÉRIAS FORAM MINISTRADAS POR INTEGRANTES DA POLICIA MILITAR E AUTORIDADES DO MUNICÍPIO. FOI O MESMO CURSO QUE É REALIZADO PARA SOLDADO DA PMPR..COM UNICA DIFERENÇA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO,QUE FOI COM CARGA HORARIA MENOR.
ResponderExcluirapós matéria sobre os terminais vieram muitos defender que a guarda faz a segurança dos terminais. MENTIRA!!! Quando foi implantada faziam a guarda todo dia, manhã, tarde e noite. Agora os módulos estão abandonados. Esta certo quem diz: A guarda em Colombo é para cuidar do patrimônio público, pelo menos agora. Veja bem, são 30 agentes. Não sei como é o regime de trabalho mas se for 12X36 sobra um efetivo de menos de 8 guardas por turno!!! E é claro que com um efetivo mínimo não dá para abraçar o mundo e atuar como guarda do patrimônio público e policiamento ostensivo. E sabemos muito bem que com a chegada do 22º batalhão a segurança aumentou em Colombo, e vai aumentar mais com uma UPS. Sou a favor que a guarda trabalhe armada mas se concentre em ações mais urgentes como: Segurança dos terminais, fiscalização do trânsito(urgente), Pichação, Segurança em eventos públicos, segurança em parques e praças, pequenas ocorrências como pertubação do sossego, brigas familiares, em escolas, etc... Poderiam começar ao invés de fiscalizar bares que é mais arriscado, fiscalizando as vans irregulares que fazem transporte de crianças, expulsar os maconheiros do bosque da Uva, da praça ao lado do colégio Abram Lincoln. Na verdade a presença da GM no centro nem existe e me parece que buscam ocorrências com adrenalina maior como se não houvesse mérito em garantir que o cidadão se sinta seguro em andar no único Bosque de Colombo ou que não seja atropelado por um skate no terminal do Guaraituba. Não adianta querer ser igual aos GM`s de outras cidades, querer já prender bandidos armados. Só não entendo o por que de sumirem dos terminais, qual o risco de se trabalhar desarmado nestes locais? quantos terminais de Curitiba tem segurança nos terminais sem arma de fogo? É necessário ficar as 19hs com quatro gms parados em uma viatura na frente da multiloja do Guaraituba enquanto a poucos metros na rua Leônidas Alberti usuários de drogas espantam os usuários da praça pública?
ResponderExcluirA MACONHA TÁ CORRENDO SOLTA NA PRAÇA DO LADO DO ABRAM LINCOLN,PASSOU DAS SETE DA NOITE NÃO DÁ NEM PARA FAZER UMA CAMINHADA NA PISTA POIS OS
ExcluirUSUÁRIOS DERAM UM JEITO DE ESTRAGAR A ILUMINAÇÃO, É TÃO FÁCIL DE PEGAR ESTES MACONHEIROS, A PRAÇA TEM DUAS SAÍDAS É SÓ FECHAR AS DUAS SAÍDAS E DAR GERAL NOS DITOS PRATICANTES DE ESPORTE QUE FICAM O DIA INTEIRO NA QUADRA, OUTRA SUGESTÃO ERA TROCAR A CAMERA QUE FICA NA FRENTE DO COLÉGIO PARA A FRENTE DA PRAÇA, QUE CONTINUARIA FILMANDO O COLÉGIO E IRIA ABRIR O ANGULO PARA FILMAR A PRAÇA E CONSEGUIR IDENTIFICAR OS USUÁRIOS E FORNECEDORES,É APENAS UMA SUGESTÃO
Prezado Cassemiro. O município de Colombo deve trabalhar com o conceito de um sistema de segurança pública, envolvendo os órgãos de segurança e outros órgãos municipais afins, dentro de uma filosofia que resolver ou amenizar as causas da violência e da criminalidade é fundamental. Para combater as causas da violência e da criminalidade é necessário estudá-las objetivamente, amparando-se na ciência e na filosofia, pois o combate a este mal que nos afeta a todos, inclusive a mim como morador de Colombo, passa por uma gestão integrada, trabalhando e buscando resultados em cima daquilo que representa a prioridade das prioridades. O Sr como cidadão de Colombo evidentemente deve ser ouvido e as suas sugestões levadas à sério. Creio que, uma visita sua na sede da Guarda Municipal, onde poderíamos ter uma conversa bastante proveitosa seria o ideal para que os argumentos que leio sejam debatidos sobre dados concretos e realistas. Assim sendo fica o nosso prazeirozo convite, uma vez que os cidadãos devem manifestar-se e a instituição tem por obrigação esclarecer as situações. O blog é interessante e tenho muita consideração por este meio de comunicação do Ivan de Colombo e praticamente é a vóz do povo. Mas um diálogo tranquilo é muito importante. Se puder marcar dia e hora seria interessante, pois tenho compromissos na busca de recursos para que o desempenho da GM de Colombo seja o mais eficaz possível em benefício do cidadão. swerá uma satisfação recebê-lo. Cel Luiz Eduardo Hunzicker
ExcluirCom a implantação do 22o BPM da Polícia Militar o município de Colombo, merecedor desta atenção há muito tempo, conta agora com recursos humanos, materiais, equipamentos e armamento capaz de atender com muito mais eficácia a população e neste cenário a Guarda Municipal passa a direcionar os seus esforços aos principais locais onde a presença de pessoas é maior. Portanto não existe nenhum tipo de greve ou de operação tartaruga. Nesta 2a feira, inclusive o Secretário da Administração esteve reunido com todos os GM de Colombo onde várias questões foram debatidas. Cel Luiz Eduardo Hunzicker.
ResponderExcluirnesta reunião o secretario de segurança do município de colombo. GILMAR" MESTRE BESOURO " ( não tem nem o ensino fundamental completo ) decidiu o futuro da Guarda Municipal de Colombo. em retaliação os mesmos foram colocados em postos fixos ( melhor serão alvos parados ) . orientações do mestre .... alias ele é mestre em segurança publica. qual o mesmo prestou concurso para esta GM e tirou nota 41,5 sendo reprovado......
ResponderExcluirGostaria de relatar que colombo é uma vergonha,em virtude de uma reivindicação feita pela Guarda Municipal,que solicitou melhores condições de trabalho a atual administração em retalhação as reivindicações decidiu retirar os guardas municipais das ruas,liguei para 153 para solicitar uma viatura da GM pois fui na praça do Guaraituba e havia muitos usuários de drogas no local o que me deixou insegura e fui orientada a fazer 190 pois segundo relatos do atendente a instituição vai ficar em postos fixos medida tomada pelo secretário de administração.Será que não percebem que com a GM já está complicado imagine sem,e o pior fiz 190 e fui orientada a ligar pra GM,SACANAGEM NÉ!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCOLOMBO É ASSIM KKKKKKKKKKKK
Excluir