Prefeitura doa áreas para implantação de um Corpo de Bombeiros e uma Delegacia Cidadã
A Prefeitura Municipal de Colombo na pessoa da prefeita Beti Pavin assinou no dia 11, a escritura de doação para o Governo do Estado, de dois terrenos na cidade. Um é para a instalação do Segundo Aquartelamento do Corpo de Bombeiros e outro para a construção de uma Delegacia Cidadã. As duas iniciativas somam investimentos de R$ 1.950.000 milhão.
Para a construção do Segundo Aquartelamento do Corpo de Bombeiros, a área repassada foi de 3.600 mil m², na região do bairro São Dimas, na Planta Industrial Guaraituba I. Já para a implantação da Delegacia Cidadã, a área doada foi de 3 mil m², no Parque Residencial Santa Terezinha II. “São dois importantes momentos, nos quais a nossa população é prioridade”, disse a prefeita no ato da assinatura da escritura de doação.
A previsão do início destas duas obras é para o começo de 2015, até que se cumpram os trâmites de elaboração dos projetos e de concorrência pública para a realização do processo licitatório. “Com estes dois novos serviços vamos oferecer mais segurança às vítimas de violência através da Delegacia e a diminuição do tempo resposta no atendimento às ocorrências por parte dos Bombeiros”, destacou Beti Pavin.
Corpo de Bombeiros
O município de Colombo conta atualmente com um Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro São Gabriel, o qual atende toda cidade com uma equipe formada por 45 profissionais entre Bombeiros Militares e agentes de Defesa Civil. No local, além do atendimento de urgência e emergência são realizados trabalhos de vistoria, atendimento ao público e administrativo.
“Com este novo aquartelamento vamos reduzir o tempo de atendimento por conta dos deslocamentos, onde estaremos mais próximos dos locais que geram maior número de ocorrências no município. E o espaço físico dos dois quartéis será melhor dividido e aproveitado, além do aumento do efetivo para atender os dois locais”, informou o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Nikolas representando o Comandante Nascimento.
Desta forma, o quartel do São Gabriel ficará com atendimento operacional, caminhão e ambulância para emergência. Já o quartel do São Dimas passará a ter também ambulância para emergência, serviços administrativos, vistorias e atendimento ao público.
Delegacia Cidadã
A Delegacia Cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário. Com ambientes diferenciados para o primeiro atendimento ao cidadão e áreas específicas para confecção dos boletins de ocorrência, as Delegacias Cidadãs são planejadas para preservar a identidade das pessoas que precisarem recorrer ao local.
A proposta das Delegacias Cidadãs abrange o desenvolvimento de três tipos de padrões de construção, a serem utilizados conforme o porte do município ou densidade populacional. O objetivo é que as construções se tornem referência em atendimento de qualidade, transformando a imagem das delegacias de polícia.
Para o município de Colombo, será o Padrão II, em que a Delegacia possuirá uma área construída de 1.200m², divididos em 02 pavimentos, a um custo aproximado de R$4.500.000. De acordo com a Prefeita Beti Pavin, “o município estava carente deste tipo de serviço que trata-se de um novo modelo de acolhimento e de auxílio à população agredida”, enfatizou a prefeita.
Fonte: Prefeitura de Colombo
Prefeitura doa áreas para implantação de um Corpo de Bombeiros e uma Delegacia Cidadã
Reviewed by Ivan de Colombo
on
14:46
Rating: